quarta-feira, 26 de maio de 2010

Orgânico? Hein?


O Vitale Café é um blend especial de grãos orgânicos, da espécie arábica, super selecionados. O intuito de sermos orgânicos nao é somente pelo sabor 100% natural, mas também por todo o trabalho social e ambiental que envolve uma certificação orgânica. Para responder as perguntas mais frequentes sobre alimentos orgânicos, resolvi postar aqui o material do site do IBD (Orgao que certifica o Vitale Café) que está bem explicativo.

O que é um produto orgânico?

Um produto orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos e outros), conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para ofertar ao consumidor alimentos saudáveis e nutritivos, o agricultor deve trabalhar em harmonia com a natureza, recorrendo aos conhecimentos de diversas ciências como a agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras. A produção orgânica obedece a normas rígidas de certificação que exigem, além da não utilização de agrotóxicos e drogas venenosas, cuidados com a conservação e preservação dos recursos naturais e condições adequadas de trabalho.

Quais são os benefícios do consumo de orgânicos?

Primeiramente, fortalecemos nossa saúde e os mecanismos de defesa de nosso organismo. Contribuímos com a conservação dos recursos naturais, com a recuperação da fertilidade do solo e com a qualidade de vida do pequeno produtor e do trabalhador.

Além disso, consumimos alimentos mais saborosos, ajudamos a reduzir a quantidade de agrotóxicos e adubos químicos, protegendo a qualidade da terra, da água e do ar. Ajudamos a restaurar a biodiversidade, a economizar energia, a reduzir o aquecimento global. Estamos legando às futuras gerações a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania.

Quais são as principais exigências da certificação IBD?

• Desintoxicação do solo;
• Não utilização de adubos químicos e agrotóxicos;
• Atendimento às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro;
• Recomposição de matas ciliares, preservação de espécies nativas e mananciais;
• Respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho;
• Bem-estar animal;
• Envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário