Nossa História

A Vitale não nasceu por acaso. Seus fundadores foram criados junto às lavouras de café de seus pais – que um dia pertenceram a seus avós.
O cultivo de café se tornou uma tradição familiar, que foi aprimorada durante anos com a chegada das tecnologias no campo, com a ajuda da natureza facilitando o desenvolvimento do café e, acima de tudo, pelo amor a essa cultura que os cercou desde cedo.
A primeira característica dessa união entre amor e tecnologia refere-se à espécie de café plantada em suas fazendas, chamada Arábica. De sabor suave, aromático e para ser bebido puro, o café Arábica exige cuidados especiais muito maiores que os de qualquer outra espécie por ser mais delicado e se desenvolver apenas em altas altitudes; no entanto, gera grãos de melhor qualidade nos quesitos aroma e sabor.
A segunda característica deve-se à otimização da qualidade frente à questão sócio-ambiental. Na década de 90, os proprietários converteram suas culturas cafeeiras para o modelo orgânico de produção, credenciando-se junto ao IBD (Instituto Biodinâmico), órgão que dá as diretrizes e monitora a produção orgânica no Brasil, regido por sua matriz na Europa, chamada IFOAM (International Federation of Agriculture Movements). Isso significa que os produtores aboliram o sistema convencional, que utilizava fertilizantes e pesticidas químicos na lavoura, e partiram para adubos orgânicos e formas de prevenção de pragas naturais. O desafio foi grande. Converter uma lavoura é bastante desgastante e requer grande aumento nos custos de produção. Mas eles venceram, com louvor. Conquistaram a certificação do IBD e, com ela, outras vieram: na Europa (IFOAM Accredited), no Japão (JAS) e a norte-americana (USDA). Os grãos produzidos organicamente, além de melhor aroma e sabor, são gerados com o mínimo de defeitos, conquistando o patamar de Gourmet (indicativo de um melhor padrão de grão).

SABOR DE PURO CAFÉ




Todo cuidado aplicado na produção do café, assim como os resultados alcançados, não poderiam acabar numa simples comercialização, onde esse trabalho seria pouco valorizado. Seguindo este pensamento e com o objetivo de transmitir toda essa qualidade ao consumidor final, que merece saborear um bom café, nasceu o Café Vitale, cujo slogan traduz o comprometimento com a melhor qualidade: "sabor de puro café".
O Café Vitale é originado da mistura de cafés Gourmet orgânicos produzidos em regiões de forte tradição cafeeira – São Paulo e Minas Gerais – que se completam em termos de suavidade e força nos sabores, com notas aromáticas de baunilha e herbáceas. Tal combinação atingiu o seu ápice de qualidade com uma fórmula ímpar, desenvolvida com a ajuda da barista Isabela Raposeiras. Consultora com grande experiência na degustação de cafés e vencedora da 1ª edição do Concurso de Baristas, Isabela foi contratada pela Vitale para manter o equilíbrio dos cafés de Minas e São Paulo, garantindo uma mistura adequada ao mais fino paladar. A esta composição balanceada de grãos damos o nome de blend.

UMA EMBALAGEM DIGNA DE SEU CONTEÚDO


Para conservar essa preciosidade que é o Café Vitale, foi desenvolvida uma embalagem especial que garante as notas fortes do sabor e a integridade do café, além de agregar um fino toque de charme com visual prateado fosco. A arte do rótulo foi desenvolvida pelo destacado artista gráfico Guilherme Sebastiany, que pesquisou a fundo a cultura cafeeira e o preparo da torra junto a Isabela Raposeiras para chegar ao resultado final. Hoje, o consumidor tem em mãos um trabalho que adequa suavidade, beleza e informação ao visual do produto.
CERTIFICAÇÕES – UMA GARANTIA DE QUALIDADE

Na embalagem do Café Vitale, também são destacadas algumas das certificações conquistadas pela marca, a começar pelo selo da IBD, uma garantia da procedência e da qualidade orgânica do produto e um indicador de que a empresa está em conformidade com as leis sanitárias, ambiental e trabalhista nacionais. Entre as certificações internacionais que permitem a comercialização do Café Vitale em praticamente todo o mundo como um verdadeiro café orgânico, está a européia IFOAM Accredited, acreditação da maior rigidez para certificadoras de produtos orgânicos, e outras duas que não estão especificadas na embalagem, mas são de grande importância: a japonesa JAS (Japan Agriculture Standard) e a norte-americana USDA (United States Department of Agriculture), que garantem aos produtos certificados IBD o acesso aos mercados orgânicos japonês e norte-americano.