quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vaporização do Leite

Confira o passo-a-passo para a Vaporização correta do leite! E depois de aprender a preparar este leite adocicado e cremoso basta soltar a imaginação e treinar os Latte Arts!



Coloque o leite até a medate da leiteira com leite integral gelado. Segure com uma mão na alça da leiteira e use a outra mão para checar sempre a temperatura. Abra a válvula do vapor para tirar a água que estava condensada na haste. Introduza o bico da haste no leite cobrindo-o totalmente, deixando pelo mesmo um dos orifícios para fora. Repare no barulhinho de panela de pressao. Faça o leite rodar desde o início. Quando sentir que o leite ficou morno, mergulhe mais o bico da haste no leite e pare de fazer o barulho de panela de pressão. Deixe o leite rodando até sentir que já está muito quente. Cuidado para não deixar que ele ferva! Desligue o vapor e limpe a haste imediatamente.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Latte Art



Ficou com vontade? Os baristas estão cada vez mais criativos! O Latte Art, como o próprio nome diz é uma arte feita com leite e café. Sim, estes desenhos fabulosos que dão água na boca são feitos com leite, porém o leite precisar ser vaporizado. Durante a vaporização, o leite sofre uma grande transformação química. Basicamente suas moléculas se quebram deixando-o mais adocicado e cremoso. Simplesmente divino! Assista ao nosso vídeo com o passo-a-passo de como vaporizar o leite. Agora, claro, fazer latte art ainda requer muito treino e talento!

Na competição de Latte Art, os baristas disputarão pela melhor performance e criatividade. Cada competidor deve preparar e servir, em 8 minutos, dois cappuccinos com latte art idênticos, usando apenas leite e café, a máquina de espresso e leiteiras como suas únicas ferramentas; dois macchiatos, da mesma maneira que os cappuccinos; e duas bebidas de criação à base de leite e café, usando qualquer ferramenta ou ingredientes de decoração para a superfície da bebida. O desenho do latte deverá ser anunciado com antecedência (o barista deverá entregar uma foto aos juízes antes da prova). Difícil? Não para o campeão de 2009 Eder Ferreira. Veja só a canjinha que ele deu pra gente no vídeo abaixo.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Trocando Receitinhas



Assim como inventar uma receitinha maravilhosa e se gabar disso, receber dos amigos uma receitinha pronta e aprovada é também muito bom! Resolvemos propor essa "troca de receitinhas de café" aqui no nosso Blog.

Mande sua receita pelo e-mail gabriela@vitalecafe.com.br para postarmos aqui no Blog Vitale Café. Ah! Não esqueça de mandar todos os seus créditos (mais do que merecidos!) . Pode ser um drink de café, uma maneira especial de preparar o café, uma comidinha com um toque de café, vale de tudo. O legal é divulgar as delícias que conseguimos extrair dessa bebida fascinante!

Café Stikadinho (enviada por: Sabores do Sul)



Ingredientes:

1 xícara (pequena) de
café espresso

¾ de xícara de leite

1 chocolate Stikadinho

Calda de morango a gosto

Chantilly a gosto

Preparo:

- Pique uma barrinha de Stikadinho. Disponha ¾ do Stikadinho no fundo de uma taça. Em seguida vaporize o leite e sirva na taça sobre o chocolate.
- Sobre o leite sirva o café e em seguida a calda de morango e o chantilly a gosto. Sobre o chantilly decore com o restante do Stikadinho picado. Sirva em seguida.

Receita enviada pelo apreciador: Sabores do Sul (www.twitter.com/saboresdosul)