quarta-feira, 26 de maio de 2010

Orgânico? Hein?


O Vitale Café é um blend especial de grãos orgânicos, da espécie arábica, super selecionados. O intuito de sermos orgânicos nao é somente pelo sabor 100% natural, mas também por todo o trabalho social e ambiental que envolve uma certificação orgânica. Para responder as perguntas mais frequentes sobre alimentos orgânicos, resolvi postar aqui o material do site do IBD (Orgao que certifica o Vitale Café) que está bem explicativo.

O que é um produto orgânico?

Um produto orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos e outros), conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para ofertar ao consumidor alimentos saudáveis e nutritivos, o agricultor deve trabalhar em harmonia com a natureza, recorrendo aos conhecimentos de diversas ciências como a agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras. A produção orgânica obedece a normas rígidas de certificação que exigem, além da não utilização de agrotóxicos e drogas venenosas, cuidados com a conservação e preservação dos recursos naturais e condições adequadas de trabalho.

Quais são os benefícios do consumo de orgânicos?

Primeiramente, fortalecemos nossa saúde e os mecanismos de defesa de nosso organismo. Contribuímos com a conservação dos recursos naturais, com a recuperação da fertilidade do solo e com a qualidade de vida do pequeno produtor e do trabalhador.

Além disso, consumimos alimentos mais saborosos, ajudamos a reduzir a quantidade de agrotóxicos e adubos químicos, protegendo a qualidade da terra, da água e do ar. Ajudamos a restaurar a biodiversidade, a economizar energia, a reduzir o aquecimento global. Estamos legando às futuras gerações a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania.

Quais são as principais exigências da certificação IBD?

• Desintoxicação do solo;
• Não utilização de adubos químicos e agrotóxicos;
• Atendimento às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro;
• Recomposição de matas ciliares, preservação de espécies nativas e mananciais;
• Respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho;
• Bem-estar animal;
• Envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia do Café














Hoje é o dia nacional do café. Não que nossa relação com o café deva mudar em um dia do ano, mas vale usar o dia para lembrar da maravilha que é esta bebida.
O café esteve presente na minha vida desde que nasci. Meus avós e bizavós eram cafeicultores há anos antes mesmo de eu perceber que aquele monte de grãozinho que eu e meus primos brincávamos no terreiro da fazenda se transformava numa bebida envolvente e cativante.
Fizemos uma enquete no Twitter (@vitalecafe) pedindo aos nossos seguidores definirem o café em uma só palavra. O resultado foi bem legal, pois tivemos a comprovação de que o café é muito, mas muito mais que uma simples bebida preta servida numa xícara. O café nos remete a sentimentos que estão guardados dentro de nós e que florescem no momento em que sentimos o cheiro, tomamos ou até ouvimos a palavrinha mágica: café. Para uns o café remete a nostalgia, outros inspiração...E assim nossa enquete foi nos levando aos sentimentos guardados de cada apreciador do Vitale Café.
Vale dar os parabéns a todos os que se envolvem com esta bebida fascinante e desejar aos apreciadores, excelentes cafés, não só hoje, mas sempre!

terça-feira, 11 de maio de 2010

"EU AMO CAFÉ"


Criamos um álbum para que todos possam compartilhar suas fotos de café. Se você fez ou viu um cappuccino de dar orgulho, tirou um espresso perfeito, preparou um drink de café lindo e quer mostrar pra todo mundo, coloque suas fotos no álbum "Eu amo Café" e divulgue o seu trabalho ou do barista que te preparou um drink bacana.
Já recebemos algumas fotos e esperamos receber mais!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mural de fotos Xícara de Ouro 2010

Clique no título e confira já algumas fotos do campeonato Xícara de Ouro 2010!

Depoimento de Eder Ferreira sobre o Xicara de Ouro 2010

Depoimento Eder Ferreira sobre o Xícara de Ouro 2010:

“Achei extraordinário, um grande incentivo aos baristas das lojas de conveniência. Fiquei encantado com o que vi aqui.”

“ Funcionários dedicados, esforçados, querendo aprender, querendo entender o mundo do café e ser um profissional reconhecido. Isso pra mim, como profissional, é muito gratificante”

“Me senti honrado em participar deste mega evento com uma estrutura maravilhosa”

“Foi lindo o que eu vi aqui. Eu vi pessoas que trabalham numa loja de conveniência terem uma visão grande que a gente não consegue ver nem nas próprias cafeterias. A gente vê o pessoal com status de barista que não tem essa determinação, essa garra. As baritas da Esso tem comprometimento com a empresa, dedicação e força de vontade para aprender e vencer.”

“Elas tem um nível maravilhoso. Eu pude presenciar as três finalistas prepararem tudo com qualidade, com tranqüilidade, de uma forma espontânea”

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Xicara de Ouro 2010

O Xícara de Ouro 2010 foi mesmo muito emocionante. As 3 finalistas surpreenderam a plateia e os jurados tanto pela excelente técnica como pelo sabor das bebidas! Fui juíza sensorial junto com o Chef de cozinha Pascal Jolly. Fiquei muito contente e orgulhosa das meninas ao ouvir os elogios do chef. Se encantou com o sabor das bebidas e com o projeto Cafeteria Gourmet nas lojas Esso. Minha irmã, a Fernanda Fagundes, avaliou a parte técnica das meninas junto com o barista Bicampeao de Latte Art Eder Ferreira. Ele tb deixou um depoimento emocionante pra gente a respeito do evento. Eder apoiou as meninas do começo ao fim exibindo sua competência e simpatia!
Daniela Pinto foi a grande campeã do Xícara 2010, defendendo seu título conquistado no ano passado. Mas a disputa não foi tão fácil assim. Neide e Janaine mostraram que não estão pra brincadeira e fizeram apresentacaoes de cair o queixo! Fomos ao palco entregar o premi as meninas. Ficamos todos muito contentes! Foi uma festa e tanto! Essas meninas mereceram! Mas mesmo assim, não pude deixar de ver os olhinhos da Neide (segunda colocada) e da Janaine (terceira) não tão contentes com seus troféus de segundo e terceiro lugar. Apesar de terem ganho de 110 participantes!! Esperamos que elas treinem bastante para o Xícara de Ouro 2011!
A Café Editora presenteou também as 3 colocadas com 1 ano de Revista Espresso e um livro Guia do Barista. Além do fresquissimo livro 101 Razoes para Tomar Café para a primeira colocada! Elas adoraram!!