segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

Esperamos que os cafés preparados neste final de ano e em 2010 proporcionem momentos prazerosos e inesqueciveis à todos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Limpeza da Máquinade de Espresso

Sigo sempre o Blog do Barista e amigo Leo Moço. Quando vi um post dele sobre a sujeira encontrada nas máquinas de espresso instaladas por aí, resolvi postar nosso vídeo que fala sobre a higienizaçao que deve ser feita diariamente na máquina. Confira o post dele: http://cafedomoco.blogspot.com/2009/10/sujeira-no-seu-cafe.html

Limpeza:



A área externa deve ser limpa com um pano umedecido com água morna. Utilize um sabão neutro se necessário.

O moinho deve ser limpo na área externa também com um pano umidecido.

Lavar todos os utensílios na área de lavagem com água e esfoliar com açucar. Lembre-se, na hora de colocar novamente o filtro no porta-filtro certifique-se de que colocou o mais raso no porta-filtro de um bico e o mais fundo no porta-filtro de dois bicos.

Tire o porta-filtro e limpe a parte interna com uma escova.

Para limpar a hastes de vaporização coloque-a na picther com água e ligue o vapor. Deixa a haste imersa até que a água fique bem quente. Não esqueça que a haste também deve ser limpa sempre após o uso.

A retrolavagem deve ser feita diariamente na máquina. Essa limpeza é muito importante para garantir a qualidade do seu espresso.

Retire o filtro do porta-filtro e coloque um filtro cego.

Encaixe o porta –filtro no grupo.

Acione o botão por 10 segundos.

Refaça essa operação cinco vezes em cada grupo.

Extração do Espresso


A Extração do espresso é muito simples porém, deve ser seguida religiosamente. Cada passo da extração é muito importante para que se tenha um bom resultado. Confira:

1)Desencaixe o porta-filtro e retire a borra. Utilize o tamanho correto. O mais raso, com um bico de saída deve ser utilizado para a preparação de um café. Quando for preparar 2 café de uma só vez, utilize o porta filtros mais fundo. Este com 2 bicos de saída.

2)Limpe o filtro com pincel.

3)Dê uma “puxada” para um café ou duas “puxadas” para dois.

4)Compacte muito forte. O peso ideal para essa compactação é de 20 kilos! Caso não tenha um tamper, utilize o compactador do próprio moinho.

5)Limpe a borda do filtro com a mão.

6)Libere um segundo de água do grupo. Isto é importante para limpar a saída de água de resíduos de cafés antigos e queimados.

7)Encaixe o porta-filtro e ligue a água antes de pegar a xícara. Não se preocupe. Dá tempo de apertar o botão primeiro.

8)Pegue a xícara pela asa, sem tocar no corpo.

Resultado final - O café deve sair de forma suave e na cor caramelo

Regulagem do moinho


A regulagem do moinho é de extrema importância para se extrair um espresso perfeito. Ela deve ser feita sempre que o café não estiver saindo no tempo correto. O tempo ideal para a extração do espresso é de vinte e cinco segundos, com uma tolerância de 3 segundos para cima ou para baixo. Cheque pelo menos duas vezes ao dia o tempo que seu café está levando para ser extraído. Se o café estiver saindo em menos de vinte e dois segundos ele ficará fraco e sem creme. Para deixá-lo no tempo ideal você terá que afinar o pó no moinho. Ajuste o moinho no sentido horário. Mas, certifique-se de que girou bem pouquinho! Isso já será suficiente. Já se o seu café demorar mais do que vinte e oito segundos ele ficará queimado, com um sabor amargo. Você deverá engrossar o pó. Para isso basta girar o moinho no sentido anti-horário. Após ajustar o moinho o barista deve desprezar os primeiros três segundos de moagem, retirando todo o pó dentro do moinho para que o café não se misture com a moagem anterior e então preparar o espresso e conferir se o tempo já está correto. Esse café que foi retirado não poderá mais ser utilizado na máquina de espresso, mas, poderá ser reaproveitado para fazer um café coado. Se for necessário refaça a operacão até que o café saia entre vinte e dois e vinte e oito segundos. Não esqueça de repetir a limpeza do pó no moinho sempre que for reajustá-lo!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O que notar ao provar um café


Para provar um café temos que estar com todos os sentidos bem apurados.

Olhe bem e analise a cor do seu café. Se for um espresso, preste atenção no creme que ele forma. O espresso ideal deve ter o creme de cor como a do mogno, persistente e uniforme com uma aparência levemente "tigrada". O Vitale Café quando bem preparado forma um creme espesso e que pode durar muitos minutos sem se desfazer!!

O segundo indício de como será saboroso o seu café é o AROMA. Você sabia que 90% do gosto vem do seu olfato? O Vitale Café é muito aromático. Possui aromas que remetem ao da baunilha e herbáceas.

Agora sim, o melhor! Beba seu café aos poucos prestando atenção nos detalhes, nas impressões que ele te passa. A ACIDEZ é uma propriedade vivaz, picante, que limpa o palato. O Vitale tem uma leve acidez deliciosa, um pequeno "brilho" que se sente ao tomá-lo. O CORPO é o peso ou espessura de uma bebida em contato com sua lingua. O corpo pode variar de leve a encorpado. O Vitale é um café bem encorpado.

E por fim, a mistura tão importante de aroma, acidez e corpo que cria uma impressão geral: o SABOR. O Vitale é um café de alta complexidade. Bem adocicado, suave, frutado e com 0% de amargor. E além disso tem um retrogosto persistente. Ou seja, você fica com aquele sabor gostoso na língua por mais tempo...

Bons cafés!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dias corridos!

Correria de final de ano, mudancas no escritorio...Como todos sabem, apesar de adorar o espirito natalino, temos que trabalhar em dobro nesta epoca do ano!
Sem desabafos, nem chorumelas...Apenas gostaria de pedir desculpas por ter sumido daqui! Logo mais espero conseguir postar mais novidades e receitinhas gostosas!!!!