terça-feira, 27 de outubro de 2009

Café coado com chantilly e lascas de chocolate.

Olhando a chuvinha pela janela me lembrei de uma bebida bem fácil e gostosa que preparei num dia como esse num jantar que fiz para uns amigos.

Prepare o Vitale Café Torrado e Moído como de costume. Sugiro 2 colheres cheias de café para cada copo (250ml) de água (lembrem-se de que a água não pode estar fervendo, o ideal é preparar o café quando a água está começando a "fazer bolhinhas").

Despeja o café nas xícaras (as transparentes fazem um efeito bem legal). Coloque o chantilly por cima e decore com lascas grossas de chocolate meio amargo. Sirva para seus convidados e aproveite para estender o papo gostoso do jantar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Kafirna - Cafeterias de Praga







Este simpatico café é um dos menores de toda a cidade. Um balcão, uma mesa e umas banquetas – tem que ter sorte pra encontrar um lugar. O Kafirnia é parada obrigatória dos praguenses que desejam recuperar as forças durante uma passeada noturna pelo Bairro Pequeno ou por Advogados, diplomáticos e pequenos empresários que vão chegando no fim de tarde após o trabalho para discutir os acontecimentos do dia e alguns temas políticos. Durante o dia é mais tranqüilo. Nesse minusculo cafe é inevitável que as pessoas não se cruzem. Um excelente lugar pra se ouvir o idioma local e apreciar um ambiente bem típico da região.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Café Montmartre



Resolvi começar pela mais excêntrica cafeteria de Praga na minha opinião, Café Montmartre. Uma reconstrução genuína do original e muito famoso que existiu de 1911 até 1937. Localizada numa ruazinha “escondida” na Cidade Velha, a cafeteria tem um clima sóbrio e muita personalidade. Ao entrarmos, viajamos no tempo e ficamos com vontade de sentar numa de suas poltroninhas antigas e ficar observando sua decoração diferenciada. O Café Montmartre era propriedade de Josef Waltner, cabaretista, taberneiro e bailarino tcheco. Seus clientes mais freqüentes eram Franz Kafka, Max Brod, Franz Werfel, Gustav Meyrink, Johannes Urzidil e Egon Kisch. Dizem que foi la que Kisch dançou com a bela Anna Cacka. Hoje em dia, Montmartre é popular entre os locais da cidade que preferem os fins de tarde para “afogar as mágoas” tomando um vinho ou, claro, pra animar os ânimos com uma dose de café.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma dica refrescante...


Aproveitando esse sol maravilhoso que os deuses resolveram nos mandar, resolvi postar aqui uma receita de café gelado! O clássico Shakerato além de refrescante e delicioso é também muito fácil de preparar.
Shakerato

Para cada taça será necessário:

300ml de café Vitale preparado do seu jeito favorito. Espresso, coado, etc.
1 colher de açúcar (líquido, de preferência)
6 cubos de gelo

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata por 45 segundos. O drink fica muito elegante quando servido numa taça de Champanhe ou de Martini. Certifique-se de que todas as taças estão com uma camada de espuminha. Ela dará um sabor especial à bebida!

Viagem a Praga


Vale a pena comentar sobre as cafeterias de Praga. Estive lá no final do ano passado e amei conhecer cafeterias cheias de personalidade! Como quase todas as cidades do território da atinga monarquia austríaca, Praga também é conhecida pela sua vasta história de cafeterias. A princípio do século XVIII, Geougius Deodatus, um comerciante de Damasco, se dedicou a servir café em Praga e, quando percebeu que os praguenses pegaram gosto pela bebida, aquele bom preparador de café abriu sua primeira cafeteria perto do rio Moldava, no "Bairro Pequeno" de Praga. Os tempos foram passando e a situação politica mudou totalmente mas, Praga nao perdeu seu entusiasmo pelas cafeterias.
Durante minha estadia na cidade, procurei conhecer as cafeterias mas originais e charmosas frequentada pelos praguenses! Aos poucos vou postando sobre elas! Espero que gostem!

Início do blog

Encontrei o blog como meio de compartilhar experiencias que tivemos e temos com o Vitale Café. Aqui contarei um pouco das viagens que fizemos pesquisando e vasculhando cafés e cafeterias pelo mundo, darei dicas de drinks a base de café, contarei um pouquinho d nossa história...Nossa vida é bem corrida mas espero sempre arrumar um tempo escrever!